domingo, 3 de junho de 2012

Guia prático para (futuras) ruivas.

Eu sempre brinco com minhas amigas que ninguém escolhe ser ruiva e sim o ruivo que nos escolhe. Mas eu digo isso pela dificuldade de sair do vermelho pra outra cor, porque quem quiser ser ruiva tem todo o direito! Muita gente diz que só as branquinhas podem ter os cabelos de fogo, mas eu discordo. Acredito que existem tons para qualquer pele.
No post passado eu contei como cheguei ao mundo das vermelhas e hoje eu vou fazer um guia baseado apenas na minha opinião ao longo desses anos, logo, nenhuma informação aqui tem comprovação científica ou selo do inmetro. Então, vamos lá:


90% das ruivas de farmácia que eu conheço dizem que gostariam de já ter nascido assim. Mas essa cor engana bastante. Apesar de quando bebê as naturais terem os cabelos bem acesos com passar dos anos a coisa muda bastante. Na fase adulta o ruivo vira um castanho, pelo menos ao vivo (e por isso algumas fazem banho de brilho para dar um up ). Na luz do sol ou em fotos ele até puxa para um alaranjado mas isso é por conta da luz. Muita gente vai ao salão pedindo um ruivo "natural" e sai frustrado porque acha escuro demais. Se você quer algo mais aberto ou mais puxado pro vermelho, opte por outro tom.


Muita gente confunde com o natural, mas não é. A base desse tom é loira com pigmentação cobre. Também depende da luz para ficar ou loiro ou ruivinho. A cor não é difícil de fazer e é ideal para quem tem o cabelo claro e quer entrar no mundo das ruivas aos poucos. Mas se você tem o cabelo escuro e quer mudar radicalmente recomendo procurar um colorista.


No momento é o que eu estou tentando e posso dizer que é um tom bem complicado de chegar, principalmente se o cabelo estiver colorido com outro tom de vermelho. E a história do Loiro Acobreado se repete: como a base é loira vai ser mais fácil para quem já tem o cabelo claro. Para quem é ruiva natural (foto 1) é bem mais tranquilo porque um banho de brilho ou tonalizante resolve o problema. Mas não se iludam com a beleza porque é um tom muito difícil de manter e quando desbota a cor fica horrível (eu apelidei carinhosamente de cor de cocô).


É um tom muito fácil de conseguir se você tiver disposição de descolorir o cabelo ou usar uma daquelas tintas que "descolorem colorindo". Também desbota bastante mas geralmente (se for uma boa tinta) a cor não fica feia porque puxa para um rosa. Mas não se iluda porque a cor não fica tão acesa assim se não tiver flash ou sol. Algumas marcas vendem pigmento puro e aí a cor fica mais acesa, mas não tão fácil de encontrar.


É o tom mais sério e ideal para quem tem o cabelo escuro entrar no universo das ruivas. A base é um castanho médio e por isso é bem tranquilo de conseguir. O legal é fica ótimo com qualquer cor de pele e quando desbota a cor não abre muito. Para quem trabalha em empresas chatas que não permitem visuais que saiam do padrão funciona muito bem.


Foi o tom que eu ostentei durante (quase) 9 anos. Só funciona com descoloração, desbota muito rápido e as tintas não são baratas. Eu sempre usei Jeans Color (que custa +ou- 55 reais o pote) e era triste ver meu dinheiro indo pelo ralo a cada banho. Vocês devem estar se perguntando porque usar então? Não sei, acho que é uma questão de paixão. São raras as pessoas que mantém esse tom por muito tempo.

Essas são as tonalidades "oficiais" mas o ruivo é difícil de prever porque entre as tinturas cada cabelo desbota pra uma cor diferente. Deixando esse "pequeno" detalhe de lado, vamos a algumas considerações importantes:

1) Algumas meninas optam por henna quando começam a "enruivar" por desbotar bastante e sair com o tempo. Mas fiquem ligadas porque não dá pra usar a henna e logo depois usar tintura porque a henna cria uma película em volta do fio impossibilitando a tinta agir.

2) Loiras: cuidado com a brincadeira porque se a tinta tiver pigmentação vermelha seu cabelo pode ficar rosa ou laranja, principalmente se seu loiro não for natural e aí, fodeu. Tem histórias de loiras que já ficaram até com os fios roxos. Se você quer passar do loiro para o ruivo, ou comece pelo loiro acobreado ou procure um colorista.

3) Morenas: se quiserem o vermelho escuro ou até o cereja (se a tinta descolorir colorindo) dá para aplicar no fio como ele está. Mas se quiser o fantasia ou os acobreados, corra para um colorista porque brincar com descolorante não é brincadeira. Rola desde feridas no couro cabeludo até a queda dos fios.

4) Se o seu cabelo tiver qualquer tipo de química, seja coloração ou alisamentos, não tente mudar radicalmente em casa. Você pode ter a ilusão que conseguiu mas rapidamente vai ver a merda que fez. A cor é só a capa do fio, existe toda uma estrutura por dentro e se essa não estiver ok nada vai funcionar como devia. Eu só comecei a pintar sozinha quando eu já tinha muita experiência em cadeira de salão e após sanar todas as minhas dúvidas com minha colorista. E mesmo assim meu cabelo as vezes fica manchado, quebra... sempre que vou a Vitória corro para ela consertar as cagadas.

5) Utilize sempre produtos para cabelos coloridos e fique de olho no shampoo: tem que ser obrigatoriamente sem sal ou seu dinheiro e sua cor vão para o ralo muito mais rápido. Geralmente os produtos para cabelos vermelhos são carinhos mas vale a pena porque eles são formulados para, além de tratar, selar a cutícula e prender a cor por mais tempo.

Bom, por ora é isso. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários. E fiquem de olho porque ainda tem mais 2 posts da série "ruivas".

See ya!

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Eu to an meta do ruivo acobreado / laranja
    Meu sonho de consumo é a tinta do Paul Mitchell orange, mas até fazer um pequeno estoque fico com medo de iniciar e não conseguir manter!
    COmo a tinta é dificil de encontrar por aqui investi no Color Shots (também do PM) orange que coloco junto c/ a tinta 7/34!
    Até que eu gosto desse tom de cenoura que fica, pena que desbota rápido!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Qual tinta você indica para o ruivo acobreado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que dá o tom acobreado é o 4 que vem depois do ponto. Geralmente as tintas 7.4 e 8.4 (independente da marca) são os loiros acobreados.
      :)

      Excluir
  3. Julia Petit não é ruiva natural :~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que não. O tom dela que é "natural"!
      :*

      Excluir
  4. Olá, meu cabelo é castanho mas eu uso o ruivo escuro, o problema é que eu sempre tento conseguir chegar no cereja e, não importa o que eu faça, continua ficando ruivo escuro... que tinta é essa que "descolore, colorindo" que você citou? Será que funciona pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanuelle, qual o tom do seu castanho (o natural)? Escuro, médio ou claro?

      Excluir
  5. Meu cabelo é castanho médio. Quando lava fica escuro, quando escova fica claro kkk enfim. Nunca fiz quimica nenhuma e quero ficar 'ruivinha' . Eu queria chegar no tom ruivo da Rachelle Lefevre ou da Bryce Dallas ~acho lindo os ruivos das victorias em crepusculo~ mas acho o da Rachelle meio loiro. Quero igual da rachelle porem um pouco mais escuro tipo da Bryce, entendeu? Kkk ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O da Rachelle é um ruivo com fundo loiro médio e o da Bryce é um ruivo com fundo loiro escuro. Quando você for procurar uma tinta procure uma 6 ou 7 seguido de 4. Por exemplo, uma 7.4 que qualquer marca. Ou 6.44. Aí você vai conseguir um tom parecido com o delas. Mas se seu cabelo for castanho tem que fazer uma leve descoloração por tratar-se de tons bom base loira. :)

      Excluir
  6. Ai, Ai, esse post me entristece pq me lembra do meu sonho de infancia de ser ruiva... Sempre quis um ruivo natural, desses alaranjados e que ultimamente vem sendo chamados de loiro-morango (que não faz o menor sentido, pq não é loiro e não tem cor de morango..) Mas as dificuldades de manter um ruivo que sempre me falaram foi o que me desmotivou. Não sou lá nenhuma rainha da vaidade nem tenho tempo e paciencia pra ficar indo em salão nem retocando cor, mas toda vez que vejo um ruivo meu coração ainda dispara e morro de vontade de tentar...

    (vale comentar post beeeeeem antigo pq só descobriu o blog agora? Vaaaaale)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manter cabelo com pigmentação vermelha/laranja é um saco MESMO.
      Também não tenho muita paciência para manter mas faço tudo em casa.
      Eu troquei meu tom por um alaranjado mas tá dando tanto trabalho que estou cogitando ficar morena. :(

      Excluir
  7. Oláa , gostei do blog <3 eu pinto o meu cabelo com a Itely 8T e loiro 10 porque assim o tom abre melhor e deixa mais laranjinha ! Tenho um blog também que fala do assunto http://heylollitahey.blogspot.com.br/ !
    Primeira vez que eu visito aqui e gostei , parabéns pelo blog aw <3

    ResponderExcluir

Comente!