sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Viajar com pouca grana? Sim!

As férias de fim de ano estão chegando (quanto mais velha eu fico mais rápido o ano passa) e muita gente fica com vontade de viajar. Pena que muitas vezes a viagem não se concretiza por um único motivo: falta de grana. Nós, proletariados, sofremos com o capitalismo selvagem e quem, como eu, mora sozinho fica numa situação ainda pior. Mas tenha calma porque no meio de tantas contas para pagar ainda há esperança!
O que eu faço não tem mistério e só depende de foco. Há quem goste de gastar dinheiro com roupa, sapato, maquiagem, carro... não importa o motivo e sim como você vai fazer para conseguir (sem se endividar). Eu gosto muito de viajar, seja pelo Brasil ou para fora, e por isso eu tive que aprender a me programar. O esquema é praticamente juntar dinheiro durante um ano para viajar no próximo. Eu e meu namorado abrimos a "poupança da viagem" num banco porque guardar dinheiro em casa não estava dando certo, mas se você tem total controle e consegue não roubar dinheiro do cofrinho vá em frente. Mas além de juntar o dinheiro existem outras coisas que podem deixar uma viagem muito mais barata e por isso mais rápida de se realizar. Eu fiz um vídeo com algumas dicas que são muito úteis na hora de programar e economizar:

                        

O que eu aconselho é estabelecer uma meta de economia mensal dentro da realidade. Não adianta você ganhar 1.000 reais por mês e querer guardar 800 porque não vai acontecer (a não ser que você não tenha que gastar com absolutamente nada). Talvez uma viagem mais longa e cara não vai sair em apenas um ano mas um dia sai! E eu digo por experiência própria que qualquer realização que a gente tenha por méritos próprios é muito mais marcante e satisfatória que algo ganhado. Toda vez que eu chego a um lugar que estava na minha lista de "tenho que conhecer antes de morrer" e lembro que eu só estou ali porque fiz algum sacrífico eu fico muito mais feliz. Vou deixar algumas fotos para ver se vocês se inspiram e começam a planejar uma viagem agora mesmo!



See ya!

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Sinceramante? Para viajar e ficar num muquifo chamado albergue prefiro ficar na minha casa. Se for pra viajar que seja para ficar em bons hotéis e comer nos melhores restaurantes se não que graça tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho o conforto importante, sem dúvida... Um hotel bacana com todas suas mordomias é bom e todo mundo gosta (sem hipocrisia). Viajar é uma das melhores coisas da vida e até rola umas indiadas quando se é JOVEM (já dormi em umas estacões de trem por aí). Mas hoje, realmente, o conforto faz parte do prazer da viagem.

      Excluir
    2. Muquifo? Ou você nunca ficou num bom albergue ou não sabe do de se trata. Já fiquei em albergues maravilhosos com quarto privado, ótimas camas, bons cafés da manhã... Claro que assim como existem péssimos hotéis existem péssimos albergues.
      Eu sou diferente, prefiro conhecer o mundo todo dentro das minhas possibilidades financeiras a ficar em casa lamentando não ter dinheiro para ficar no melhor dos hotéis. :)

      Excluir
    3. Querida, se vc é rycaaa e pode ficar em qualquer Hilton espalhado pelo mundo, blz...Porém o intuito do post, é mostrar como se viajar bem, não gastando quantias exorbitantes de dinheiro...Do q adianta, pagarmos uma viagem q custa mto mais do q podemos pagar, e ficar endividada por uns dois anos?A Cicy, posta a realidade da maioria q trabalha e têm contas a pagar de verdade...

      Excluir
    4. Concordo, Cicy!
      Eu não viajo para ficar enfurnada no quarto, mas para conhecer lugares.
      Já fiquei em muitos albergues (hostel) e não deixam a desejar em nada.
      Todos que fiquei tinham quartos privativos, com banheiro idem, ar condicionado...

      Excluir
    5. Concordo, Cicy!

      Além do mais, não se viaja para curtir hotéis e restaurantes, pelo menos não no meu conceito. Se viaja para conhecer novos lugares, novas culturas, admirar paisagens incomuns....

      A meu ver, o hotel/hostel/albergue/oquequerqueseja precisa ter um bom banho e uma boa cama, limpos e confortáveis. O resto é desnecessário!

      Afinal, quando eu viajo, chego tarde e saio cedo, buscando aproveitar ao máximo o tempo!

      Meu marido e eu somos do teu time: juntamos dinheiro para torrar em viagens inesquecíveis!

      Abração!

      Gabi

      Excluir
  2. Muito bom post. Meu sonho é conhecer Paris e Madrid mas por enquanto e fora da realidade porque so a passagem para a europa já é uma facada no peito. Um dia quem sabe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia dá pra parcelar em mil vezes as passagens, normalmente.

      Junta uma grana, vai pagando aos poucos que sai! ;)

      Excluir
  3. Também adoro viajar e sou super de acordo em guardar todos os meses um pouco. Tenho a vantagem de viver em Portugal e portanto na Europa, o que definitivamente facilita as coisas, mas claro que implica sempre esforços!

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Caí no seu blog em outro post mas resolvi dar uma olhada e não me arrependi. Eu estou com 29 anos (quase balzaca) e não consegui fazer nenhuma grande viagem exatamente por ficar pensando que não teria dinheiro para ficar em um hotel caro ou ir a um restaurante famoso. Me arrependo bastante por isso e lendo o seu post surgiu uma vontade imensa de reparar esse erro. Vou começar a programar uma ida a Europa agora mesmo que eu tenha que ficar em um albergue ou comer numa praça! Beijos e continue escrevendo sempre.

    ResponderExcluir
  5. Acho que alguém não entendeu o intuito do post. Se querem dicas de hotéis caros é melhor irem para outro blog... Eu adorei as dicas e vou começar a juntar dinheiro já para assim que me formar ir passar um mês na Europa. Você indicia algum site para checar os albergues?

    ResponderExcluir
  6. Cicy, adorei as dicas. Meu noivo e eu estamos no corre-corre para organizar o casamento. Mas depois que casarmos tbm vamos entrar nessa de poupança-viagem! heheheh... Acho muito válida a ideia e concordo plenamente com vc: podemos realizar sonhos dentro das nossas possibilidades financeiras, basta força de vontade e alguns sacrifícios ;)

    ResponderExcluir
  7. ameiiiiiiiiiiiiiiii seu video!Finalmente alguém dando dicas úteis e possiveis.
    Tem gente que NUNCA vai viajar porque quer ficar só no Hilton...blz né
    Mas eu fiquei em vários albergues MT bons e um ou dois decepcionantes.
    Vlw pelo post
    Faça mais posts de viagens

    ResponderExcluir
  8. Avisa aí que se for pra ficar numa boa cama eu fico na minha ahahahah é cada uma ryca que aparece hein!! rs

    Olha, apesar de ser TENSA essa onda de compras coletivas, consegui comprar boas ofertas no tal hotel urbano. Semmpre liguei na pousada pra checar dados e tal e fiz uma pesquisinha pra garantir. Dá pra arriscar nisso tmb.

    Uma viagem que aparentemente é recomendada por ser glamurosa é Trancoso, na Bahia, mas vi lugares bem em conta por lá e recomendo, principalmente ir de carro...
    ;)

    ResponderExcluir
  9. Amo demais viajar! Mesmo que aqui no Brasil. Aliás, o Brasil tem lugares maravilhosos. Ah, e eu não me importaria de ficar num albergue ou de economizar numa viagem. Eu me interesso mesmo em conhecer a cultura dos lugares, a paisagem, os monumentos, museus... e não de me hospedar em hotel de luxo, pq eu nem pararia no hotel! Uma das fotos ali de cima é em Vila Velha, né, com vista para a Terceira Ponte! Bacana!
    :*

    ResponderExcluir

Comente!