segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Beleza negra - Cabelos

Estou muito feliz em publicar esse post! Primeiro porque foi um pedido recorrente de algumas leitoras, depois porque eu sou fã da beleza negra e por último mas não menos importante porque tive contato com pessoas muito bacanas.
O assunto de hoje vai ser cabelo, coisa sobre a qual eu adoro falar e muita gente tem dúvida quanto aos produtos ideais, os cuidados, corte e várias outras coisas.
Acho que a coisa mais importante é conhecer seus fios. Não é aconselhável fazer nada na juba sem antes saber com o que está lidando. Um química pode funcionar muito bem para uma pessoa e para outra ser um completo desastre. Além da estrutura do cabelo é importante prestar atenção nos precedentes: um cabelo virgem exige menos atenção que um colorido ou com alisamento.
Para falar com propriedade sobre o assunto eu convidei quatro mulheres com perfis diferentes para contar quais os cuidados básicos que elas tem para manter o cabelo lindo e saudável. Então, vamos lá:


A Mari define seus fios como finos e crespos com pontas secas e raiz oleosa. O cabelo já passou por alisamento e relaxamento mas hoje já está livre de qualquer química e nunca passa pelo sofrimento do secador e da chapinha (que é uma grande vantagem).
Os cuidados diários que ela tem são bem simples: não usar condicionador na raiz e usar leave in para desembaraçar e se possível não pentear todos os dias.

Produtos da Mari: 

* Shampoo e condicionador linha reconstrução e força - TRESemmé (supermercado e farmácia)
* Creme de pentear - Beleza Natural (salão)
* Leave in xtreme repair - Doctor hair (salão e lojas especializadas)
* Creme de hidratação com óleo de argan - Novex (supermercado e farmácia)

Produto curinga:

 Qualquer um com ativador de cachos para deixar o cabelo bem natural com cachos definidos
.


A Carol define seus fios como finos, crespos com cachos pequenos e sensíveis. O cabelo é tratado com química desde os sete anos (!!!) e atualmente tem permanente e tintura. No dia a dia ela usa o cabelo cacheado e defende a ideia que cabelo bonito é cabelo natural, por isso a chapinha e o secador ficam só para ocasiões que precisem de um penteado mais elaborado.
Os cuidados que a Carol tem diariamente são os seguintes: lavar os fios somente com água gelada intercalando os dias. Além disso ela faz hidratação a cada quinze dias e intensifica os cuidados quando utiliza química.

Produtos básicos: 

* Shampoo, condicionador e qualquer outro da linha hydra max - Elseve/L'oreal  (supermercado e farmácia)
* Linha abondance de cacao - L'oreal Professionnel (salão e lojas especializadas)

Produto curinga:

Repositor de massa Novex - Embelleze combinado com toca térmica para recuperar nutrientes do cabelo seco e pós química.



A Rosangela define seus fios como afro, com mini cachos, fino e seco tanto na raiz quanto nas pontas. O cabelo já passou por muita química como alisamento, relaxamento e permanente. Hoje o cabelo está "limpo" inclusive sem tintura e o secador e a chapinha foram aposentados.
Os cuidados diários são: lavagem e hidratação duas vezes por semana (de preferência com produtos sem sulfato, silicone, parafina e petrolados), utilização de óleos vegetais e finalização com creme de pentear + gel ou ativador de cachos. Ela ainda dá a dica: se no dia seguinte da lavagem os cachos não estiverem tão legais é só borrifar água para modelar de novo.

Produtos básicos:

* Creme de pentear hydra max - Elseve/L'oreal (farmácia e supermercado)
* Gel G Gelatina e ativador de cachos - Capicilin (farmácia)
* Curl enhancing smoothie - Shea Moisture (internet/importado)
* Azeite extra virgem - Qualquer marca

Produto curinga:

 O combo de leave in + ativador de cachos, de qualquer marca.



A Lorena define seus fios como ondulados, finos e um pouco secos. O cabelo já passou por escova progressiva e luzes, ainda está com química (apesar da progressiva ter sido feita há 6 meses) e ela faz o uso de secador frequentemente para dar um efeito liso na raiz.
Os cuidados diários são: lavagem em dias alternados com produtos de tratamento intensivo e hidratações periódicas por causa das luzes que ressecam muito o cabelo.

Produtos básicos:

* Shampoo e condicionador absolut repair - L'oreal Professionnel (salão e lojas especializadas)
* Protetor térmico - Qualquer marca
* Cationic hydration interlink (Silk infusion) - Chi (internet/importado)

Produto curinga:

Qualquer complexo reconstrutor, principalmente para quem faz luzes e uso frequente de modeladores (secador, chapinha e babyliss).

Viram, não tem mistério nenhum. Ter um cabelo saudável não depende nem de produtos caríssimos muito menos de cabeleireiros renomados. Tudo pode ser feito em casa gastando pouco. Tem coisa melhor?
Além das dicas das meninas, vou deixar aqui mais alguns truques que encontrei em revistas:
1) Peça para seu cabeleireiro realizar seu corte com os fios secos. Assim você vai saber exatamente o tamanho e o volume e evitar surpresas.
2)Nunca passe o leave in próximo ou na raiz porque o cabelo tende a grudar na cabeça e ficar com aquele aspecto feio de cabelo sujo melado de creme.
3) Se você quiser os cachos bem definidos, após o leave in amasse os fios das pontas para a raiz com uma toalha. Se preferir os cachos sem muita definição com um visual mais armado, prefira secar com um difusor.
4) Opte por um pente de madeira com dentes largos para desembaraçar a juba e sempre o faça com o cabelo úmido.
5) Dê uma folga para o secador e a chapinha. Os cabelos afro tem tendencia a serem mais sensíveis ao calor podendo ficar com um aspecto seco e até mesmo quebrar a médio prazo.

Então, é isso. Quem tiver mais dicas ou até alguma blogueira que fale sobre beleza negra para indicar é só usar a caixa de comentários. Para finalizar vou deixar algumas imagens de cabelos que eu curto bastante:




See ya!

Ps: A Rosangela que vocês viram aí em cima também tem um blog! Para acessar é só clicar aqui!

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Morro, mooooorroooo de inveja de cabelo afro *o*
    Minha irmã mais velha é mulata bem clara, e tem cabelo afro... meu sonho sempre foi ter o cabelo dela!

    ResponderExcluir
  2. A Thais Araujo é um desbunde de linda!
    E o cabelo que eu mais gostei das meninas foi o da Carol Primo, bem lindo.
    Não tenho o cabelo afro mas acho que qualquer tipo de cabelo pode ser cuidado com um budget baixo.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Foi bacana participar do seu blog, Cicy!
    Ah que legal ver as dicas da Rosangela aqui, eu acompanho ela no YT :)

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Tenho o cabelo beeem cacheado, sofri horrores na infância com piadas e minha mãe alisava sempre que podia. Cresci tentando esconder essa característica e até hoje sinto uma dificuldade imensa em assumir os cachos. Na verdade nem sei como meu cabelo fica sem o secador. Eu gostaria de ter sido mais corajosa e ter "peitado" todas as pessoas que ousaram fazer eu me sentir mal com meu cabelo. Quem sabe um dia.....

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post e as dicas das meninas!
    Eu não sou negra e nem mulada. Na verdade sou bem branca mas meu cabelo é cheio de cachinhos.. sabe como é né, brasileiro é uma mistura louca de raças. Eu tinha MUITA vergonha do meu cabelo até uns 17 anos porque todas as minhas amigas tinha o cabelo super liso. Eu viva no salão fazendo escova para negar meu cabelo. Até que aos 18 anos eu fiz uma viagem para a Europa e vi várias brancas com o cabelo loiro bem cacheado natural. Eu fiquei encantada e vi que eu não precisava ser lisa para ser feliz. A partir daí eu passei a usar meus cachos e me sentir linda com eles. Hoje estou com 25 anos e raras vezes uso o cabelo liso. Acho que a cultura do cabelo chapado está se dissolvendo e isso é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!
    Só queria fazer uma observação: não são todas as pessoas que alisam o cabelo por pressão de ser igual a todo mundo. Eu faço progressiva no meu, mas porque eu gosto. O ruim é que as pessoas vivem falando pra eu deixar meu cabelo natural etc, mas não entendem que não é vergonha, não é preguiça, é apenas uma questão de gosto. Cabelo bonito não aquele que é liso, cacheado, colorido ou que nunca recebeu quimica, cabelo bonito é cabelo bem tratado, qualquer que seja a forma dele.

    ResponderExcluir
  7. Eu li em um blog por aí, há algum tempo, que tem uma nova "onda" de cuidado entre as negras e pessoas com cabelo crespo, que começou nos EUA e consiste em usar o mínimo possível de vezes por semana o shampoo. Segundo elas, o shampoo é ruim pra todos os cabelos por conter muitos elementos que ressecam os fios, e ele acaba estimulando a produção excessiva de sebo por conta do efeito "detergente". Algumas destas mulheres usam o shampoo a cada 15 dias, melhor ainda se diluído em água. Elas lavam o cabelo com a frequência necessária (todo dia, ou dia sim dia não), mas só com água e condicionador.
    E, por diminuir consideravelmente a produção de sebo gradativamente, o couro cabeludo não fica malcheiroso sem o uso do shampoo, ao contrário do que as pessoas possam pensar inicialmente.
    Pena que eu não lembro o site, nem o blog em que a blogueira, dona de cabelos afro, dizia-se adepta e dava links com mais informações, mas acho que com um google é possível encontrar :)
    Pra quem tem cabelo liso também vale evitar muito shampoo, mas como são mais oleosos, geralmente, não dá pra ficar tanto tempo sem usar.
    Sofia

    ResponderExcluir
  8. Adorei participar da Matéria Cicy. Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Essa onda de não usar shampoo faz parte da rotina no poo. Inclusive no post a Cicy citou que a Rosângela usa produtos sem sulfato e silicone e se não me engano faz parte do no poo. Podia rolar um post só sobre isso!
    Gostei do post e das meninas. Cabelo afro bem cuidado é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post. Mesmo não tendo cabelo crespo ou cacheado sempre se aprende muito com as dicas.

    ResponderExcluir
  11. Ameeeei o post ficou um luxo s3
    Enfim..beijinhos *-*

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post.Mostrar pessoas de verdade com cabelo crespo de verdade é bom para perceber a diferença gritante das fotos do final. mas, alguém realmente acha que o cabelo da Tais Araújo é desse jeito naturalmente?

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o post, principalmente porque não vemos muitos posts sobre cachos por aí. Tudo bem que agora isso tá melhorando muito... Usei o cabelo com relaxamento e progressiva por mais de 5 anos, era beeem mais fácil de lidar e cuidar e bem mais prático. Decidi, no entanto, assumir os cachos, foram uns 3 anos de sofrimento esperando o cabelo crescer pra sair a química. O cabelo cacheado não é prático, como a maioria das pessoas imaginam, porque dá muito trabalho pra ficar bonito...
    Fazendo uma crítica e puxando a sardinha pro meu lado, sem desmerecer o post, acredito que os cachos não são, necessariamente, beleza negra, já que muitas branquinhas (como eu) têm cabelo super cacheado e não necessariamente por conta da miscigenação brasileira, mas por outras origens também...
    Pra complementar, eu também sou adepta dos produtos do Beleza Natural, como a minha xará, Mari Barros: o creme pra pentear é o melhor que já experimentei, deixam os cachos bem definidos e com aspecto natural!
    Beijossss
    Mari (http://marisantablog.wordpress.com/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, cachos não são necessariamente beleza negra com certeza! Mas eu foquei mas no cabelo afro porque esse post faz parte de uma série especificamente sobre negras!
      :*

      Excluir
  14. Vi esse post há algum tempo, mas só parei pra ler direito. Como comentado, realmente não é fácil manter um cabelo cacheado. Não é fácil manter um cabelo bem cuidado. Mas a gente tenta.

    E gente, tou de cara com o cabelo da Teayana! Eu sempre tive um sonho de pintar as pontas do meu de rosa, mas minha mãe nunca deixou. :( Aí vi esse ombré (sic) azul/verde e OMG EU QUERO TAMBÉM Até comprei a tinta, vamos ver como fica. XD

    ResponderExcluir

Comente!