quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Meu caso com os Lita Shoes

Senta que lá vem história!
Não sei se todo mundo conhece as botas criadas pela marca californiana Jeffrey Campbell então vou fazer uma rápida apresentação: Lita shoes ou Lita boots são uma espécie de ankle boot com um salto grosso enorme e uma plataforma interna nas mesmas proporções. O lançamento do modelo clássico com salto de madeira foi em 2010 mas até hoje a marca fabrica o sapato com várias versões diferentes.
O primeiro contato que tive com o dito cujo foi no começo do ano passado quando uma amiga chegou de uma temporada nos Estados Unidos com um par. Ela é bem baixinha, viciada em salto e amou a possibilidade de ficar 13 centímetros mais alta sem desconforto. Segundo ela o sapato era bem confortável e ela aguentou uma noite inteira dançando sem problemas. A primeira vista eu só consegui comparar o Lita aos terríveis clogs [abro aqui um questionamento: o que vocês fizeram com aquela coisa medonha?] por causa do saltão de madeira.


Eu tinha pavor daqueles tamancos bregas e acabei não dando a devida atenção para a compra da minha amiga por puro preconceito. Depois, analisando calma e friamente percebi que o Lita só não era feio como na verdade era bem parecido com os coturnos que eu usava com um adicional de um salto gigante. Comentei na época que se o salto não fosse de madeira e sim preto a coisa ia melhorar bastante.
Pois bem, o tempo passou e eu esqueci o assunto até pouco tempo atrás quando comecei a ver em sites de street style e revistas gringas o bendito sapato tachado como must have. A marca leu meus pensamentos (através de espiões) e produziu diversas variações para o modelo tradicional e aí eu comecei a gostar de verdade. Achei tudo muito bonito e estiloso mas ainda não era para mim. Não me dou muito bem com saltos e também me sinto muito chamativa já que sem eles eu tenho 1,73 de altura. Além disso fiquei pensando no trabalho que me daria usar o Lita aqui no Rio de Janeiro cheio de buracos e calçadas irregulares (eu não tenho carro logo ando de ônibus e metro), sem contar os sinais que fecham muito rápido e me fazem correr no meio da rua. Desencanei de novo.


Mas, tudo mudou quando eu dei de cara com isso:


Foi paixão a primeira vista. Desejei muito ter um para chamar de meu e fui procurar para saber se teria que vender um ou dois rins para comprar. Para minha surpresa eles não são muito caros lá fora. Encontrei esse modelo por 129 dólares. Parando para pensar que qualquer sapato da Arezzo ou da Schutz custam em torno de 350 reais e que para os americanos 130 dólares corresponde a 130 reais para nós, está de bom tamanho. O que mata é o combo conversão + frete + taxa alfandegária. Para mim é um valor bem além do que eu costumo gastar em sapatos.
Não satisfeita, pesquisei no Mercado Livre mas além de só encontrar "réplicas" (que na verdade são cópias, lembram?) os vendedores não mostram fotos reais dos produtos. Eu tenho bastante implicância com cópias, falsificações e afins e prefiro não comprar.
Depois de muito pensar (muito mesmo, coisa de duas semanas calculando e pensando em possibilidades) resolvi investir meu dinheiro em um par. Convenci meu namorado a pagar a taxa (absurda) alfandegária porque eu já sabia que ela viria e arrematei o modelo com spikes através do Sole Struck.
Abro aqui um parênteses para dizer que essa foi minha primeira compra internacional com entrega no Brasil e por isso eu pesquisei bastante sobre onde comprar para evitar qualquer tipo de problema e me sinto na obrigação de dizer que a loja foi perfeita para mim. Eu realizei a compra no dia 10 de outubro, o envio foi efetuado no mesmo dia e ontem, dia 23 de outubro, minha caixa já estava disponível para retirada nos Correios. Eu fiquei bastante surpresa com a rapidez porque li muitos relatos de compras que demoram até 70 dias para chegar. Enfim, tudo correu bem e minha caixa chegou pouco amassada, o que é um alívio conhecendo o serviço brasileiro (quem nunca teve problema com encomendas ou cartas?).
Oi gente, cheguei!
Agora vamos a parte dolorosa. Eu paguei 129 dólares + 25 dólares de frete. Não há uma opção de frete mais barato para o Brasil e apesar de ser caro o serviço foi extremamente eficiente além de oferecer número de rastreamento desde os EUA até aqui no Rio. Muitas lojas só oferecem rastreamento dentro do seu território e algumas nem isso. Eu sinceramente não compraria algo tão caro sem poder consultar todos os dias onde está meu pacote. A encomenda demorou três dias úteis para dar entrada no Brasil, ficou cinco dias úteis parada esperando tributação e dois dias depois já estava disponível para retirada. Eu fui taxada em 150 reais e já sabia que isso ia acontecer. Não há possibilidade de uma compra via Priority Mail International acima de 50 dólares não sofrer tributação e se acontecer pode comemorar porque é sorte demais. Eu nem vou me alongar sobre essa taxação mas eu acho absurdo você não ter acesso a muitos produtos baratos de qualidade no seu país de origem e também não poder adquirir fora sem pagar quase o dobro do preço original. No fim da brincadeira eu gastei uma média de 458 reais. Se valeu a pena? Sim, eu amei o sapato, ele é realmente super confortável, maravilhoso e de ótima qualidade mas provavelmente vai ser a primeira e última vez que gasto tanto com uma coisa supérflua. Mesmo que a taxa tenha sido paga pelo meu namorado é dinheiro né? O que posso sugerir a vocês que estão pensando em adquirir um par de Lita Shoes ou qualquer outra coisa cara é pensar muito bem antes para não se arrepender.
Ufa, acho que é isso. Se alguém tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários!

See ya!

Comente com o Facebook:

44 comentários:

  1. Olha a minha foto aí! :)

    Um conhecido viajou para os Estados Unidos e eu consegui minha Lita com ele, comprei na Nasty Gal e enviei para o hotel. Ainda assim achei ela carinha, mas o frete foi grátis e evitei ser taxada. É amor demais, não consigo tirar dos pés!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse look seu me ajudou na compra. Eu estava com um medo sincero de comprar e não conseguir combinar com looks normais.
      Realmente se formos converter fica caro, mas onde aqui no Brasil a gente acha um sapato de couro e lindo como esse por 130 reais? Lugar nenhum.
      Você que foi esperta e compro sem frete e taxa! Eu queria fazer isso mas não tenho ninguém que vá voltar dos Estados Unidos por agora.
      :*

      Excluir
  2. MEU DEUS DO CÉU EU QUERO AGORA! Eu estou louca num desses sério U.u
    Você é parecida comigo fica pensando 038593809583 de vezes antes de comprar alguma coisa mas dessa vez pode ter certeza que foi um dinheiro muito vem investido!!!

    ResponderExcluir
  3. Ela é realmente muito linda!

    ResponderExcluir
  4. Olha a Mari do Oh Fashion! Vcs duas são minhas blogueiras favoritas LINDAS!
    Eu sinceramente não curto muito o modelo com saltão de madeira, acho muito tamancão mesmo... mas esse de spike é lindo! Quando você montas um look posta aqui pra gente ver
    bjo

    ResponderExcluir
  5. não fazem meu estilo, podem até ser confortáveis mas acho essas botas muito grosseiras - parecem uma pata de cavalo nos pés. gostei de como dispuseram os spikes, no entanto

    ResponderExcluir
  6. OMG OMG OMG
    Sou louca por um mas fica muito caro para importar #chatiada
    Quem sabe se algum conhecido for pros EUA eu não peço um pra mim S2

    ResponderExcluir
  7. Me sinto nanica demais para um sapato tão... pomposo! ehehe
    Mas olha, a narração da escolha, pesquisa, e tudo mais foi excelente, Cicy! Nunca é demais orientar pra taxação das encomendas. É a parte frustrante de quem compra, já ouvi muitos casos de gente desavisada. ;)
    Posta foto depois do look eleito pra inaugurar a aquisição! =)

    ResponderExcluir
  8. Não é muito bem isso não, 130 dólares igual a 130 reais pra eles. Eu entendi o que vc quis dizer, mas eu sempre acho as coisas lá mais baratas em dólares do que aqui em reais. Chutaria algo do tipo 1 dólar lá é como se fosse 1,50 reais aqui.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a narrativa rs
    Eu gostei de alguns sapatos nesse site que você comprou e gostaria de saber uma coisa, como é calculada essa taxa de importação? É um preço fixo ou variável? E como eles sabem se a compra foi mais ou menos de 50 dólares?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O imposto varia de acordo com a classificação do produto e nunca é fixo. Em roupas, sapatos, acessórios e cosméticos a taxa é de 60% sobre o valor da compra. Outros tipos de produtos eu não sei.
      Geralmente a loja envia uma nota do lado de fora da caixa informando o valor mas se não houver nada e a alfândega desconfiar que é mercadoria eles abrem a caixa para verificar.
      :*

      Excluir
  10. Acho tão lindoo, ainda não consegui comprar....=\
    Adorei o blog!

    beijoss

    ResponderExcluir
  11. Bom, esse modelo que vc comprou não faz muito meu estilo. Mas achei muito legal pq vc comprou e deu tudo certo. Vou até dar um olhada nesse site, quem sabe não encontro algo que eu goste? Pelo agora sei que o site é de confiança.
    Parabéns pelo blog! Adoro suas postagens :)

    ResponderExcluir
  12. Eu tô na caça de um desses mas não encontrei nenhum lugar do Brasil que venda. Por acaso você não teria interesse em vender o seu mesmo que um pouco mais caro? hehe
    Qual a numeração que vc comprou e quanto vc calça no Br? Seria legal você fazer um vídeo para mostrar ela ao vivo porque por foto nunca é a mesma coisa
    bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vender o meu? Jamais!
      Não é mais fácil você comprar no site e pagar o mesmo que eu ao invés de comprar mais caro de outra pessoa? :)

      Excluir
  13. Oh God, que sapato horroroso!

    ResponderExcluir
  14. Não sei se gostei mais do sapato ou da caixa *__*
    Queria muito mas meu dinheiro não permite. Buáaaa

    ResponderExcluir
  15. Esse sapato é DIVINO! Tô doida em um modelo assim! Agora quero ver o look com ele!

    ResponderExcluir
  16. SANTA MÃE QUE COISA MAR LINDA. Eu já estou de olho nesse sapato há uns 4 meses mas nada de coragem para comprar... eu queria o todo preto mas esse de spike tá tudibom. Mas cá entre nós tem que ter MUITO estilo pra segura hein?
    Vou fuçar no site que você indicou agora mesmo já que correu tudo bem. Morro de medo de comprar uma coisa cara assim e ficar a ver navios.
    Beijo e thanks pela "dicona"

    ResponderExcluir
  17. Realmente, esse salto de madeira é pavoroso, mas o último, todo preto, é lindo! O de spikes eu também gostei, mas não usaria porque acho cheguei demais pra mim, sabe. Ficaria forçado pra mim.

    E você ainda pagou pouco de imposto porque tem gente que paga 100%. :(
    Um absurdo, né?

    ResponderExcluir
  18. Lindo demais! Esse de spike eh muito pro meu estilo mas o todo preto eh perfeito principalmente porque sou baixinha. Mas acho muito caro e com certeza aqui na minha cidade (Salvador) vou usar bem pouquinho. Quem sabe se lancarem uma versao brasileira mais baratinha?

    ResponderExcluir
  19. Realmente pensava o mesmo que você sobre esse tipo de calçado, mas tnk god que a moda é versartil! Pena que eu tenho 1,76 e salto pra mim, é fora de cogitação. Além de namorado ser da mesma altura, TODAS as minhas amigas são mais baixas. A sensação é horrível pra mim. Enfim, apesar de toda a grana, foi realmente uma boa aquisição!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a narrativa! O sapato é bonito, mas ainda me lembra muito uma pata de cavalo, hahahahaha. Espero um look seu com ele, hein?! Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Tenho um amigo q faz mtas compras internacionais. Ele sempre pede ao fornecedor pra colocar a nota como 50 dolares. A maioria geralmente concorda. Mas são vendedores do Ebay... Nao sei se lojas fariam isso... Mas nao custa pedir,né... O máximo vai ser ouvir um nao... E pagar a tributação...

    Renata

    ResponderExcluir
  22. Por essas e outras que não façlo compras internacionais....além do que, tiveste MUITA sorte, pq os funcionários dos correios "extraviam" ou roubam na cara dura mesmo.além das taxas abusivas, verdadeiro assalto!
    Pouca vergonha, a gente vê por aqui.....

    ResponderExcluir
  23. Essa bota é deusa mais realmente nã gosto com taco de madeira. Uma dúvida: qual numeração você comprou? Adorei seu blog =)

    ResponderExcluir
  24. Cicy ele é couro mesmo ou é fake? E qual a numeração que vc comprou? Eu vi no ML e achei bem dignas as cópias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de couro mesmo e eu comprei a 8. Calço 37 no Brasil. :)

      Excluir
  25. Achei parecida com essa... Exceto que o couro da sua parece mais brilhante.
    (aliás, nem sei se essa é de couro mesmo, enfim...)

    http://www.cherry-store.net/product/382251/bota-plataforma-spikes-e-rebites

    ResponderExcluir
  26. Essa numeração ficou certinha pra você? No meu caso, que calço 35, seria a 6, né?

    ResponderExcluir
  27. tenho certesa de que,como adoravam as clogs e agr nao gostam mais,tbm vão odiar a lita algum dia

    ResponderExcluir
  28. Cicy, tem um site que vende imitação e sabe quanto custa sem o frete? 365,00
    entao imagina! Voce comprar o original por um pouco mais de 100 reais, recebendo ja em casa e mesmo que taxado ainda sai mais barato que uma cópia! :P

    ResponderExcluir
  29. Minha história com a lita boots é bem parecida com a sua, quando eu vi essa com spikes no salto tive um convulsão, mas como eu nunca uso salto, não sei andar de salto, e não frequento lugares onde se usa salto acabei não comprando (mas se eu fosse um tiquinho só mais impulsiva eu teria comprado, agente nunca sabe quando pode precisar né?!). Conheço quem tenha comprado uma fake no Mercado livre por 170 reais e é de ótima qualidade, mas tenho sido contra comprar peças "inspired".

    Não conhecia seu blog, entrei hoje pela primeira vez e achei incrível. Goste de como você fala de moda sem querer parecer rica que finge que não é rica. E os vans detonadinhos no header conquistaram meu coração <3. As blogueiras tem uma mania de salto alto que não faz parte da minha realidade! hahaha


    É isso.
    Parabéns pelo blog (:
    Beijo

    ResponderExcluir
  30. Nos aqui do RJ sofremos c os buracos! Impossivel andar por Copa de salto=(! Já destrui sapatos lindissimos so com as malditas calçadas =,(
    Espero que a Lita seja resistente! Comprei uma e to torcendo pra ñ ser taxada XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mata aqui em Copa são as pedras portuguesas. A sola da Lita é lisa, então choveu é escorregão na certa!

      Excluir
  31. Só vi essa postagem agora e, gata, uma opção mais barata e que dá certo (inclusive comprei o meu Lita, igualzinho ao teu por 35 obamas meaning 70 reais!!! chegou com mais um menos um mês e é tão lindo quanto!) no aliexpress.com (: vale MUITO a pena :D

    ResponderExcluir
  32. Onde eu posso comprar? Não achei no site que você comprou...

    ResponderExcluir
  33. Aline Marques Pereira29 de maio de 2014 15:19

    oi, quero comprar um par igualzinho ao seu, e claro, originais. Mas nao acho de jeito nenhum esse modelo! ah, e pra fazer a conversao do numero? voce calça quanto? e pediu qual numero na versao americana? pois sempre acho numeros diferentes em cada site, e referente aos pagamentos a taxa voce paga por deposito? como faz?... bom acho que é "só" isso mesmo.. bjao

    ResponderExcluir

Comente!