quarta-feira, 20 de março de 2013

O gato de -muitas- botas

Eu amo frio. Aqui em Vitória está chovendo bastante e por isso a temperatura caiu um pouco, e eu estou muito feliz por poder usar calça jeans e botinha. Eu sou daquelas que fica aguardando o inverno mesmo sabendo que provavelmente frio de verdade nunca vai existir. Mas para quem vive na casa dos 30, 20 graus já são satisfatórios.
Meu armário tem muito mais peças de inverno do que eu preciso, mas menos do que eu gostaria. Sempre que eu compro alguma coisa eu digo para mim mesmo que é ou pra uma viagem ou para um suposto dia frio em Julho. Mas de tudo, o que eu tenho mais paixão são minhas botas, e olha que eu nem sou ligada em sapatos. Eu já disse e repito: se fosse viável, sairia de bota todos os dias.
Aproveitando a minha obsessão, preparei um post com as botas que fizeram sucesso no inverno gringo e que, provavelmente, vamos ver bastante por aqui. Vamos lá:

1) Ankle boot



Essa todo mundo já conhece né? Para mim é um sapato abotinado mas se todo mundo trata como bota, assim seja, O nome, em inglês, faz referencia ao tornozelo (ankle) exatamente por esse modelo ter o cano curtíssimo. As ankle boots são bastante populares por aqui, principalmente pela possibilidade de usar no calor sem assar os pés.

2) Biker boot



Esse modelo é uma mistura entre as botas clássicas e o coturno, inspirado no estilo dos motociclistas. O visual é pesado, o cano pode ser curto ou médio e não deve se ajustar a perna. Esse tipo de bota não é novidade para quem tem um estilo mais rocker, mas agora elas podem ser encontradas em qualquer loja. Eu gosto muito e já aproveitei para comprar uma para mim.

3) Western boot



Eu lembro da época em que a moda sertaneja estava em alta, mas não se engane porque essa não é uma simples bota de cowboy. Lembra da Isabel Marant, aquela que criou e disseminou os sneakers? Pois é, ela também é responsável pelo modelo berry boot que vocês veem acima e que virou febre entre celebridades e fashionistas. Várias marcas já fizeram suas ~inspired~ e pode ter certeza que você conhece alguém que vai usar - se não for você mesmo. A mim, particularmente, não encantou.

4) Open toe boot



Nem tem muito o que falar, é isso o que vocês estão vendo: uma bota com abertura para os dedos. Além de muito feio, acho sem nexo uma bota aberta. Mas, gosto é gosto né?

5) Over the knee boot / cuissarde boot



Os dois nomes são usados para designar botas de cano altíssimo: em inglês diz acima do joelho e em francês,  na altura da coxa. Visualmente, eu acho interessante mas não vejo muita usabilidade no meu universo: além de muito quentes, essas botas não devem ser nada confortáveis para caminhar, sentar e viver. E aquele tipo de coisa que funciona numa  parada na foto e só.

6) Givenchy boot



Eu não achei um nome para generalizar esse tipo de bota, mas como quem popularizou-o foi a Givenchy, nada mais justo que atribuir o nome da marca. O modelo é uma ankle boot com uma espécie de capa que vai do chão até quase os joelhos. Sem surpresas, várias marcas também correram para fazer suas ~inspired~, inclusive marcas brasileiras. Eu acho o modelo meio bizarro além deformar a perna e tirar totalmente a proporção do corpo. Me lembra quando eu era criança e amarrava sacola na perna para fazer a bota branca da Xuxa.

Basicamente, é isso que devemos esperar dos pés para o outono e o inverno. Tem bota para todos os gostos e estilos. E aí, se apaixonaram por alguma?

See ya!

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Também sou maluca com botas, e aqui em SP dá pra usar bastante no inverno ou nos dias de muita chuva no verão. Só não curti muito a open toe boot, as outras são divinas! <3

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO botas... Mas dispenso a "Open toe boot", pq não gosto de nenhum sapato com a ponta aberta, e a "Givenchy boot" pq acho muito exagerada.

    AMO a "Biker boot", acho perfeita.
    E gosto do estilo da "Western boot". :)

    ResponderExcluir
  3. Estava pensando em comprar uma biker boot nesse inverno, mas me incomoda ela não se ajustar à perna. Acho que usar muita bota de cano longo criou esse "bloqueio", não gosto de ter a perna "dançando" dentro da bota.
    Ainda sigo em busca da bota ideal para o próximo inverno.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Na verdade acho seu blog interessantíssimo com ótimo conteúdo. Mas eu ainda continuo na busca pela bota perfeita para mim. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa essa open toe boot é uma coisa de medonha. E o meu sonho é um dia colocar uma over the knee só pra ver como fica. Tenho a mesma impressão que você de que só funciona em fotos (e em mulheres com perninha fina).

    ResponderExcluir
  6. Adoro botas. A Chanel mandou MUITO bem na coleção de inverno com as botas e. além do mais, é a cara do inverno. Confesso que não vou muito com a cara do modelo Givenchy, porém, entendo o potencial criativo dos designers rs

    ResponderExcluir
  7. Gente me desculpa quem gosta, mas essa bota open toe é uma aberração. Não é bonita e nem faz algum sentido. Jamais usaria.
    Já a western da Isabel Marant, se o cano fosse um pouco mais ajustado eu ia amar demais.!

    ResponderExcluir
  8. Você poderia falar sobre as galochas, afinal... está chovendo bastante!

    ResponderExcluir
  9. Eu simpatizo com todas, até com a open toe. Porém, acho que só funciona se for uma ankle boot aberta, de resto não. A Givenchy eu não usaria pra mim, mas acho que dependendo do look pode ficar muito legal.

    ResponderExcluir
  10. No inverno da capital mais fria do Brasil, posso dizer com toda certeza que você pode usar "cuissarde boot" sem se preocupar em "assar" dentro dela!!!!kkkkkkk..Azar de quem não mora no sul... não tem o prazer de usar botas longas como gostaria...

    ResponderExcluir

Comente!