terça-feira, 2 de abril de 2013

Com que roupa eu vou? - Faculdade -

Mais uma tag estreando no blog! Eu estava lendo novamente algumas mensagens que vocês enviam para o e-mail do blog e percebi que muita gente me pede sugestão de roupa para determinados lugares ou situações específicas. Eu sempre deixei claro que o F.K não tem a pretensão de ensinar ninguém a se vestir e nem dizer o que é certo ou errado. Tudo o que eu escrevo aqui é apenas a minha opinião sobre diversos assuntos.
Seguindo essa linha, eu separei alguns e-mails que recebi e vou dar umas dicas seguindo o meu gosto pessoal - imagino que se alguém pediu minha ajuda é porque se identifica com meu estilo. O primeiro pedido que eu escolhi foi me enviado no começo do ano, mas acho que é válido porque muita gente passa por essa mesma dúvida:

"Olá Cicy,
me chamo Isabela, tenho 20 anos e sou de Campinas interior de São Paulo. (...)
Eu cresci aqui e nos últimos 3 anos trabalhei na papelaria dos meus pais no centro da cidade. Agora eu passei no vestibular e estou me mudando para a capital para cursar Design na USP. O problema é que além de trabalhar de calça jeans e camisa de uniforme, eu sou muito caseira e não tenho o costume de ir para baladas. Por isso meu guarda roupa é simples demais e eu não faço ideia do que levar para São Paulo e de como me vestir na faculdade. (...)
Mês que vem é meu aniversário e como todo ano meus pais vão me dar dinheiro para eu comprar meu próprio presente. Eu gostaria de aproveitar para comprar algumas peças que sejam versáteis e que eu possa usar tanto na faculdade quanto para o dia a dia. Queria sua opinião sobre o que seria interessante comprar e de preferência coisas que não sejam caras."

Ler isso me deu muita saudade da época da faculdade, é uma fase boa demais e que deve ser aproveitada ao máximo. Claro que é comum ter dúvidas com tanta mudança, principalmente nesses casos em que o início da vida acadêmica vem atrelada a mudança de cidade. A dica mais importante eu posso dar não tem nada a ver com moda: nunca esconda quem você realmente é. Ter personalidade é fundamental para não se perder e quem se deixa levar demais pelos outros acaba perdendo o foco. É maravilhoso conhecer gente nova e se divertir, mas tem horas em que a gente precisa lembrar do verdadeiro motivo que nos fizeram optar em cursar uma faculdade.
Mas, voltando ao assunto do e-mail, eu escolhi algumas peças que foram fundamentais no meu guarda roupa estudantil e que com certeza são uteis para qualquer pessoa, independente do estilo.

1) Calça jeans



Acredito que todo mundo tenha pelo menos uma calça jeans no armário. Quando eu entrei na faculdade, comprei dois modelos diferentes de jeans que duraram o curso inteiro. Para assistir as aulas, opte por um modelo discreto e confortável, na modelagem que mais lhe agradar. Nada de penduricalhos, pedras e bordados. Quanto mais básica for sua calça, mais combinações você vai poder fazer sem chamar a atenção e ficar marcada como a "menina de uma calça só".

2) Calça skinny preta



Além do jeans básico, é sempre bom ter uma calça skinny preta. O modelo é muito versátil e pode te salvar no dia em que você precisar apresentar um trabalho mais formal. É só jogar um saltinho, uma camisa de botão e pronto. 

3) Short



Viver sem short no Brasil é praticamente impossível, mas muito cuidado na hora de escolher o modelo para ir à aula. Escolha um modelo confortável num comprimento aceitável. Nada de micro short e hot pant, por favor.

4) Camiseta de malha



Compre várias camisetas e vá sempre renovando o estoque. É a peça mais barata e a que você mais vai usar.

5) Camisa de botão



Tem gente que ama esse modelo de camisa e tem várias no armário. Se você não é tão fã, compre pelo menos uma e deixe de reserva para os dias em que você precisar ir mais arrumadinha. Com certeza você vai usar mais do que você imagina.

Essas são as peças básicas que um universitário precisa ter em seu armário: básicas, versáteis e baratas. O resto é secundário. Aconselho a separar as roupas de faculdade das outras, para não "bater" tudo de uma vez e também controlar o impulso de usar uma roupa inadequada para a situação. Evite exageros na maquiagem, nas bijuterias e no salto. Deixe para causar nas festas da turma e nas baladas. E por ultimo, e mais importante: siga sempre o seu estilo.

Se vocês quiserem participar da tag #comqueroupa é só enviar um e-mail para mim no fashionkillerc@gmail.com. O endereço está ali do lado, mas não custa nada repetir.

See ya!

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Ana Claudia Passos2 de abril de 2013 17:11

    Adorei esse post, mt mt mt. Estou no segundo semestre de publicidade e vivo as turras com meu guarda roupa. Isso que vc disse sobre separar as roupas é muito importante pq no fim das contas a gente acaba usando tudo pra ir na aula e na hora de sair não sobra nada :(

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Lembro que quando entrei na faculdade várias meninas iam de mini saia e salto pra aula DE MANHÃ e eu ficava lá no meu canto morta de vergonha alheia. Faculdade é um ambiente que vai decidir seu futuro, e não balada de biscates.

    ResponderExcluir
  3. adorei o post e a tag nova ^^
    na faculdade eu usava calça jeans 24/7, hahaha, justamente para poupar as "roupas de sair".
    agora quanto às skinny pretas: onde encontro por um preço razoável? Tô louca atrás de uma para esse inverno e não encontro :~
    será que em lojas de departamento/fast fashion eu encontraria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lays, a Renner está com uma linha de skinnys coloridas. Tem vermelho, vinho, verde, azul, cinza e preto. Se eu não me engano, estavam R$79,90. Não é a melhor qualidade mas acho que o custo benefício compensa. Eu comprei uma pra mim o/

      Excluir
  4. Mandou muito bem! Realmente essas peças que você escolheu foram minhas principais companheiras durante a faculdade. Também tinha um scarpin preto básico e um blazer para apresentar trabalhos!

    ResponderExcluir
  5. Cicy já procurei no Google e não acho esses sites/blogs de street style.
    Acho essas fotos lindas, os looks, cabelos, roupas.
    Por favor coloque algum link, alguma dica de onde achar sites/blogs.
    Obrigada, adoro seu blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Cicy, adorei a tag nova, porque o que eu amo em blogs é isso: utilidade pública! Leio o FK todo dia porque acho você muito segura e sincera, e eu admiro que você tenha seu estilo e não se limite a ser uma fashion victim só porque tem um blog. Falando em tags, saudades da tag Fail hahahaha rendia boas risadas. Não sei se você curte literatura, mas eu também tenho um blog (de livros, não de moda), caso você queira dar uma olhadinha. Beijinhos!

    http://www.aceitaumleite.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post! Vale não só pra faculade mas pra vida né? São peças que não podem faltar no closet.

    ResponderExcluir
  8. Não pode esquecer que nos pés: tênis, rasteira ou sapatilha. Ainda mais dependendo o local que você vai estudar, pode ter vários blocos, escadas, e na correria não é muito bom ir de saltão.

    ResponderExcluir

Comente!