quarta-feira, 26 de junho de 2013

Escolhendo o shampoo certo.

Eu voltei... agora pra ficar! Me desculpem o sumiço mas estava em Ribeirão Preto - interior de São Paulo - visitando a família do meu namorado e não tive muito tempo para acessar a internet. Como eu não sou muito  fã de agendar posts, o blog ficou meio deserto mas agora tudo volta ao normal.
O assunto de hoje é bem complexo, pelo menos para mim. Até pouco tempo atrás eu escolhia meu shampoo pelo cheiro ou pela embalagem mais maneira e não ligava muito para as funções de cada produto. Geralmente eu mantinha um shampoo para cabelos coloridos -por causa da tintura- e outro comum. Quando eu troquei minha coloração percebi que meu cabelo ficava muito pesado e áspero sempre que eu lavava e, conversando com minha cabeleireira, descobri que esse estrago era causado pelo uso do produto errado na hora do banho.
Existem diferentes tipos de shampoo no mercado e cada um deles tem funções específicas que vão além de simplesmente deixar o cabelo cheiroso. As vezes uma marca famosa, que faz milagres no meu cabelo não serve para você e vice-versa. Por isso, é muito importante escolher um produto que atenda as necessidades dos nossos fios. Ficou curiosa para descobrir como escolher o shampoo ideal? Então leia atentamente as dicas abaixo:

1) Shampoo anti-resíduos

 São produtos que possuem pH alcalino e por isso abrem bastante as cutículas do cabelo, promovendo uma limpeza profunda. Esse shampoo serve tanto para retirar impurezas e acumulo de produtos (cremes, óleos, máscaras, etc..) quanto para preparar os fios para receber tratamentos (hidratações, escovas progressivas, etc...). Esse tipo de produto deve ser usado com cautela pois o excesso de anti-resíduos causa ressecamento, ajuda a retirar a progressiva e acelera o desbotamento das cores. Minha dermatologista recomendou o uso de 15 em 15 dias para não atrapalhar minha coloração, mas quem não tem nenhum tipo de química pode utilizar uma vez por semana para uma faxina geral.
Os shampoos anti-resíduos são sempre transparentes e sem cor.

1- L'oréal Professionnel Pure Ressource
2- Vizcaya Deep Cleansing
3- Amend Clean Intensy
4- Joico Daily Care

2) Shampoo transparente 

Não confundam transparentes com incolor. Existem shampoos transparentes coloridos, como os de bebê. Esses produtos são eficazes para a limpeza do dia a dia porém com menos agressividade do que os anti-resíduos. Algumas pessoas fazem o uso do shampoo transparente combinado com o shampoo perolado ou leitoso diariamente. Eu intercalo os dois: uso um dia o transparente e dois dias o leitoso. Com certeza esse tipo de shampoo limpa mais do outros tipos "comuns", mas também resseca um pouco, por isso é ideal para quem tem o cabelo oleoso.
O meu transparente favorito, no momento, é o Brilho Extremo.


3) Shampoo perolado/translúcido

Os produtos perolados são intermediários entre os transparentes e os leitosos. São shampoos ideais para o uso diário, porque além de possuírem agentes hidratantes promovem uma limpeza suave dos fios. É nesse tipo de shampoo que devemos enquadrar nosso tipo de cabelo (liso, cacheado, tingido, alisado, seco, sem brilho e etc...). Quem tem o cabelo oleoso deve evitar o uso constante.
Os shampoos perolados, como o nome já diz, possuem aspecto perolado com micro brilhos mas não chegam a ser opacos.
1- Seda Brilho Gloss
2- Dove Therapy Pós Progressiva
3- Avon Advance Techniques
4- Wella Pro Series Luminosity

4) Shampoo leitoso

São shampoos para tratamentos específicos porém com baixo poder de limpeza, por isso devem ser usados após o anti-resíduos ou o transparente. São mais densos que os demais por causa dos agentes hidratantes e restauradores e o uso deve ser reduzido após o resultado desejado. Quem tem o cabelo saudável deve evitar o uso para não ficar com os fios pesados. Já quem tem o cabelo oleoso, deve passar longe dos shampoos leitosos. Atualmente eu uso o John Frieda Full Repair para tentar recuperar meu cabelo do acidente com o descolorante Kert, lembram?
Os shampoos leitosos são completamente opacos e de textura mais pesada que os demais. Podem ser brancos ou possuir cores claras.


5) Shampoo desamarelador

São produtos específicos para cabelos grisalhos, brancos, louros ou com mechas. Esses tipos de cabelos tendem a amarelar por causa da oxidação e os shampoos roxos/azuis servem para mascarar e até neutralizar o amarelo dos fios. Porém, esse tipo de shampoo deve ser usado no máximo uma vez por semana para não manchar nem ressecar o cabelo. Esse é o único tipo de shampoo que eu nunca usei.


Ufa. Tem shampoo para todos os tipos de cabelo e tamanho de extrato bancário. Como eu disse lá no começo, nem sempre o mais caro é o melhor para você. As vezes a gente hidrata o cabelo com as melhores máscaras mas os fios estão sempre estranhos e nem desconfiamos do pobre shampoo.
Espero que a partir de agora vocês consigam escolher o melhor produto de acordo com as necessidades e tenham uma melhora capilar significativa. Quem mudar os hábitos e perceber alguma diferença pode voltar aqui para me contar!

See ya!

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Tatiana Bérenger26 de junho de 2013 21:48

    Adorei o post Cicy! Não sabia que fazia tanta diferença esses shampoos! Adorei!!

    ResponderExcluir
  2. UAU jamais imaginei que shampoo fizesse diferença. Pra mim também é basicamente o cheiro que mais me agrada. :(

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post. Agora entendi porque meu cabelo está tão estranho com o shampoo que venho usando.

    ResponderExcluir
  4. Você tocou em um ponto importante ! Não basta usar mil cremes se a limpeza do cabelo não é feita corretamente. Eu já sabia dessas informações, mas adorei o post. Para ficar perfeito, só faltou uma foto para ilustrar cada tipo de shampoo.


    Ps: Saudade de Ribeirão Preto ! <3

    ResponderExcluir
  5. Oi! Olha nao sou profissional da area, apenas uma pesquisadora/apreciadora da estetica por hobbie (quase futil rs), e fiz ate minha mono da pos sobre cabelos. Especificamente sobre shampoos sem sulfato. Eu sinto meus fios muito mais residentes, uso o da l'oreal - que nao vende aqui, mas sei que tem marcas nacionais ( o da Natura bebe e acho q um da Eh tb). Vale a pena testar!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Fazia muito tempo que eu não lia um texto com tantas informações absolutamente novas pra mim! Nem fazia ideia que transparência ou não do shampoo tinha a ver com seus efeitos. Só desconfiava que os transparentes davam mais certo no meu cabelo quando ele tá mais oleoso. Muito legal mesmo! Ficarei mais atenta!

    ResponderExcluir
  7. Cicy, meu cabelo é um pouco oleoso, entao para o dia a dia eu deveria usar um perolado ou um leitoso?? to sentindo meu cabelo um pouco pesado tambem..

    ResponderExcluir
  8. Já usei todos os tipos e esse post é MUITO bom pra quem não entende direitinho. Parabéns.

    ResponderExcluir

Comente!