quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Primer ou fixador: qual é o melhor?

Muita gente já me fez essa pegunta e eu sempre respondi que depende. Já vi gente que ama um e odeia o outro, mesmo ambos sendo bastante semelhantes. Essas coisas de "o que é melhor" a gente só descobre testando e descobrindo o que se ajusta as nossas necessidades.
Então, preparei esse post para sanar de vez as dúvidas de quem quer investir em apenas um produto que faça a maquiagem durar mais. Vamos lá:


1- Prime Time - Bare Minerals
2- Porefessional - Benefit
3- Pore Filler - Nyx (tem na lojinha do blog, aqui)

O nome primer vem do italiano prime e quer dizer primeiro. O produto deve ser aplicado antes de iniciar a maquiagem, logo após a limpeza. Após a aplicação é necessário deixar a pele absorver o produto e secar completamente. A principal função do primer é diminuir os poros e, consequentemente, reter a oleosidade da pele. Por a pele se manter seca por mais tempo a maquiagem acaba durando mais.
Eu gosto muito do efeito do primer na minha pele porque, culpa da genética, eu herdei os poros dilatados do meu pai e por isso quase nenhum produto de maquiagem dura no meu rosto além de muitos me causarem cravos e espinhas. Eu já utilizei os três produtos da foto e todos me agradaram bastante. O Prime Time deixa uma sensação de pele ultra aveludada, o Porefessional disfarça muito bem os poros dilatados e o Pore Filler é um meio termo entre os outros dois. O produto da NYX é atualmente o que eu mais uso porque além do excelente custo benefício ele, por algum motivo desconhecido, seca as espinhas que insistem em aparecer esporadicamente.


1- Make-up Finish - Serinet
2- All Nighter - Urban Decay
3- Fixador de Maquiagem Charming - Cless

Os fixadores, teoricamente, também tem a função de fechar os poros para manter a maquiagem no lugar. Digo teoricamente porque em mim esse feito nunca foi visível. Além disso, algumas marcas possuem uma espécie de "cola" que fixa os pigmentos na pele. Mas não se preocupe que o produto seca rápido e não deixa uma sensação de melado. Alguns fabricantes orientam a usar o fixador antes de começar a maquiagem e depois de terminar e outros apenas para finalizar.
Eu já testei os fixadores da Serinet e da Cless e realmente eles fizeram a maquiagem durar bastante -uma média de oito horas-. Mas ambos me causaram espinhas na região na testa além de irritar a pele ao redor dos lábios. Creio que essa irritação se deu por causa do álcool na composição e como minha pele é bastante sensível, não aguentou.

No saldo final, para as minhas necessidades, eu fico com o primer sem sombra de dúvidas. Com ele a maquiagem não fica intacta por tão longos períodos como com o fixador mas, como eu nunca preciso passar noites ou dias inteiros maquiada, isso não me traz problemas. Além disso o primer não me causa espinhas e deixa minha pele com um aspecto bem saudável. Os meus fixadores estão encostados no fundo da gaveta esperando por uma segunda chance.
Vale lembrar que por obstruírem os poros, ambos os produtos devem ser bem retirados após o uso. Recomendo que, além da remoção da maquiagem habitual, seja feita uma tonificação. E por favor, nunca utilizem spray de cabelo no rosto porque a composição desse tipo de produto não foi feita para pele.
E vocês, preferem primer, fixador ou os dois juntos?

See ya!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. O fixador de maquiagem da serinet também me deu espinhas! :( Acho que esse tipo de spray é para ser usado de vez em nunca, tipo em casamentos e formaturas. Também prefiro o primer...

    ResponderExcluir
  2. Eu tô usando o primer da Nyx (que por acaso comprei com vc) e to apaixonada. Ele deixa a pele muuuuuito maravilhosa! Eu uso o fixador de maquiagem da contém 1g e acho que ele resseca um pouco a pele então só uso quando uso super maquiagens tipo reboco.

    ResponderExcluir
  3. Eu usei o fixador charming no meu casamento e a maquiagem durou bem até o fim da festa. Só o batom mesmo que eu precisei retocar. Então super recomendo ele!

    ResponderExcluir

Comente!