sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Qual a melhor maneira de usar máscaras capilares?

Cronograma capilar está na moda, né? Mulher quando sisma com uma coisa, sai de baixo. Se você não sabe do que se trata, agradeça e depois joga no google porque estou tão de saco cheio do assunto que me deu preguiça de explicar o que é.
Mas, se teve algo de bom nessa disseminação do tal cronograma foi a galera entender que o cabelo precisa de cuidados diários e não só quando alguma coisa dá errado. Como eu pinto o meu cabelo há muitos anos, já testei todo o tipo de produto que vocês possam imaginar mas nada foi tão eficaz quando a hidratação constante. Eu já dei dica de algumas máscaras aqui no blog e algumas meninas vieram me questionar os resultados. Claro que cada pessoa tem um tipo específico de fio mas, mais do que isso, a hidratação requer alguns cuidados para ficar perfeita e não é só jogar o creme no cabelo e deixar por horas.
Pensando nesses dramas capilares, preparei um "manual" de como aproveitar ao máximo suas máscaras. Lembrando que essas dicas servem para todas os cremes sejam eles de hidratação, nutrição ou reconstrução, independente de marca e preço. Então, vamos lá:


1) Procure uma máscara de acordo com suas necessidades - "Fulana usou o produto X e achou maravilhoso, vou comprar também". Calma menina! Você sabe em que estado o cabelo da fulana estava? Antes de sair comprando milhões de cremes, pare para analisar a sua situação. Máscara é igual shampoo (lembram do post?) e condicionador, cada uma serve para uma situação específica. Se o seu cabelo é cacheado você vai usar um produto que ajuda na definição, já se o cabelo for liso e oleoso vai usar um produto que não pese nos fios e assim por diante. Portanto, não gaste seu dinheiro somente porque alguém usou e deu certo. Antes, pesquise e descubra os ingredientes da máscara e veja se é o que seu cabelo precisa.

2) Máscara comprada, mantenha o pote sempre fechado e use uma espátula para retirar o produto - Quando eu era mais nova, eu usava uma máscara relativamente cara mas não tinha o menor cuidado com ela. Eu usava a mão molhada para retirar o produto e passar no cabelo e quando terminava o banho deixava o pote aberto por mera preguiça. Não demorou muito para o creme ficar aguado e parar de fazer efeito. Isso aconteceu porque, primeiro, as bactérias e germes comuns dos seres humanos foram transferidos da minha mão para a máscara contaminando tudo e fazendo com que os princípios ativos ficassem cada vez mais fracos e, depois, a água ajudou a diluir as propriedades hidratantes. Depois que eu joguei dinheiro no lixo e aprendi a lição, eu deixo um pente de plástico no box para usar na hora de retirar os cremes dos potes. Vocês podem usar qualquer objeto que se assemelhe a uma espátula desde que não seja metálico.

3) Antes de hidratar use sempre um shampoo de limpeza profunda - Recapitulando, shampoos anti-resíduos ou transparentes limpam mais profundamente porque abrem mais as cutículas dos fios (leia mais aqui). Um cabelo com as cutículas abertas é mais propenso a "sugar" todos os nutrientes da máscara escolhida. Se você não gosta de usar esses tipos de shampoo diariamente por qualquer motivo, use somente no dia de hidratar.

4) Respeite as orientações do fabricante - Um belo dia eu encontrei uma máscara caríssima numa promoção absurda e resolvi comprar. Eu estava tão feliz com minha "compra esperta" que resolvi deixar o produto bastante tempo no cabelo para ver se o milagre prometido vinha dobrado. Resultado: meus fios ficaram mais duros que um pedaço de pau. O negócio é seguinte: se o fabricante manda deixar a máscara agir por 3 minutos, obedeça. Eu sei que parece pouco mas o cara que criou o produto sabe o que diz. Portanto, leia sempre as instruções e suprima o desejo de dormir com a máscara no cabelo só porque ela custa um rim.

5) Se for misturar outros produtos à mascara, faça num recipiente à parte - Tem gente que gosta de "turbinar" a máscara com óleo de argan, bepantol, mel, açúcar, ampolas e até simpatia de avó. Se você é dessas, tudo bem mas faça isso fora do pote original do produto. Primeiro porque você não quer alterar o ph nem a fórmula do seu produto e depois, nunca sabemos o dia de amanhã. Vai que um dia sua mistura milagrosa começa a fazer o efeito contrário no seu cabelo? Aí só vai restar a opção de jogar o creme inteiro fora. Triste.

6) Após aplicar, enluve os fios - Tem gente que passa a máscara no cabelo, faz um coquinho e vai se depilar para passar o tempo de pausa. Não faça isso a não ser que você queira ver seu dinheiro escoando ralo à baixo. Uma hidratação bem feita requer paciência, não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo. Depois de aplicar o produto no comprimento do cabelo é necessário enluvar mecha por mecha para potencializar a absorção dos nutrientes. Enluvar nada mais é do que massagear com movimentos repetidos de cima para baixo. Só comece a contar o tempo de pausa depois que você terminar esse processo.

7) Para finalizar, enxágue com água fria - Algumas meninas não gostam de usar condicionador depois na hidratação para não pesar nos fios. Eu aconselho usar pelo menos um pouquinho para selar as cutículas e "prender" os benefícios da máscara. Mas, independente dessa escolha, faça o enxágue final sempre com água fria, porque, além de ajudar a selar as cutículas, a temperatura baixa ajuda no brilho dos cabelos.

Esse post é para tatuar na alma e salvar nos favoritos, hein? Aproveita para compartilhar com as amigas e ensinar para todo mundo como é que se faz! Seguindo essas dicas vocês vão aproveitar ao máximo o que cada máscara tem de melhor para oferecer. E quem testar pode voltar aqui para me contar se sentiu a diferença!

See ya!

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Seus posts estão mudando meus habitos capilares, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Tudo verdade!!!

    Ótimo post e ótimo blog! Venho te acompanhando já um tempo! ;)

    ResponderExcluir
  3. Arrasou no post. Vou adquirir novos hábitos.

    ResponderExcluir
  4. AMEI as dicas, algumas coisas eu já vinha testando por intuição, tipo o shampoo transparente ou o condicionador depois da máscara, mas vc sintetizou tudo em um post só.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cicy, vc poderia fazer um post sobre a tinta que vc usa ? ou é segredo trancado à 4 chaves ?
    hahaha, bjos.

    ResponderExcluir
  6. Não seria " cisma " ?

    ResponderExcluir

Comente!