quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

ENTENDENDO O ACABAMENTO DOS BATONS

Confesso que não sou uma pessoa muito ligada em maquiagem. Eu gosto, acho bonito mas não sei fazer nada além do básico. Delineado gatinho? Não. Olho esfumado? Nem pensar! Contorno? Nunca me atrevi a tentar. Por isso eu dou muito valor aos maquiadores profissionais que se dedicam a dar uma rebocada na 'poker face' e me deixar diva nos momentos especiais.

Apesar de toda minha inaptidão eu tenho alguns vários produtos em casa, dentre eles batons. Muitos batons. E, embora eu tenha desenvolvido uma paixão por boca colorida, outro dia estava conversando com umas amigas sobre acabamento de batom e percebi que esse assunto ainda causa uma leve confusão mental. São muitas definições e nomes estranhos para decorar, não somos obrigadas!

Claro que se vocês estiver na loja é só pegar o batom e passar na mão, problema resolvido! Porém, se a compra for online, a coisa já fica um pouco mais complicada. Imagina que chato comprar um batom achando que a cor é super intensa e ele não passar de um leve gloss? Claro que o Google está ai para ajudar e te dar todas as informações, mas saber nunca é demais -mesmo que esse saber seja fútil.


Esse post está aqui exatamente para te ensinar quais são os acabamentos mais comuns de batom. Anote essas dicas -ou salve no celular- e deixe na bolsa para nunca mais e enganar:

BATOM CREMOSO

O batom clássico e mais comum entre todos os tipos. Esse acabamento fica entre o gloss e o matte e é o mais usado no dia-a-dia. A textura é levemente cremosa e tanto a cobertura quanto a pigmentação são médias.
Se você tem um batom meio indefinido e não sabe exatamente em que categoria encaixá-lo, provavelmente ele é um cremoso!

MATTE

Desde que a MAC lançou a linha matte, esse tipo de batom virou o queridinho das amantes de maquiagem. Com textura seca, pigmentação intensa e acabamento opaco, o batom mate é ideal para criar um visual dramático.
A aplicação pode ser um pouco difícil para as iniciantes por causa da textura muito seca -alguns parecem um giz de cera- mas a -pratica leva a perfeição. Ah, e é bom manter a hidratação labial em dia para evitar que as 'pelinhas' apareçam e o batom fique com um efeito 'craquelado'.

GLOSS

Quem tem 25 anos -ou mais- provavelmente teve um brilho da Avon na mochila da escola. Saudades daquele cheirinho de chiclete, nem tanta saudade daquela boca de quem acabou de beijar um frango assado.
O acabamento gloss dá brilho e volume aos lábios, com uma textura molhada e uma pigmentação leve. A duração é bem curta se comparado com os outros acabamentos, então o retoque é frequente.
Olho no efeito 'glossy' que está voltando com tudo! Vamos ver muitas maquiagens com efeito boca molhada por aí!

Esses são os 3 tipos de acabamento básicos que qualquer marca no mercado possui, desde o balcão da farmácia até as prateleiras da Chanel. Todo mundo pode comprar, usar e ser feliz. Só para efeito de registro, meus batons favoritos são os tipo matte, sejam os líquidos ou os tradicionais. Raramente eu uso outro acabamento, independente da ocasião.
Mas, como nada nessa vida é facil, a MAC chegou para complicar e confundir nossa cabeça com vários outros acabamentos. Comprar online é quase um jogo de adivinhação para quem não conhece os produtos da marca e, muitas vezes, a decepção é certa. Por isso, vamos completar o post com os acabamentos da MAC -que outras marcas já adotaram:

AMPLIFIED

Nada mais é do que um batom cremoso com alta pigmentação e duração média/alta. Se você gosta de cores fortes mas não curte muito o acabamento opaco do matte, o amplified é o seu batom!

SATIN

É irmão do matte, com uma textura menos seca e mais fácil de aplicar.A pigmentação é quase tão intensa quando a matte e o acabamento é levemente acetinado mas sem brilho. Ou seja, o batom ideal para quem gosta de opacidade mas tem a boca muito ressecada -eu!-.
Os batom que eu mais uso no dia a dia é o Twig da MAC, com acabamento satin. Amo!

CREMESHEEN

É a combinação do batom cremoso + gloss. A textura é bastante cremosa o acabamento molhado. Para quem gosta do efeito gloss mas sente falta de uma corzinha mais vibrante, o cremesheen é uma ótima pedida! O único porém é que a cremosidade extrema compromete um pouco a duração.

LUSTRE

Os batons tipo lustre são altamente hidratantes, com pigmentação média/baixa e acabamento levemente molhado. Ideal para quem gosta de dar uma aparência hidratada aos lábios com um toque de cor.

GLAZE

Muito cremosos, com baixa pigmentação e muita cintilância.

FROST

O bom e velho cintilante, com um nome mais pomposo. Pigmentação média, duração média/alta e acabamento perolado. Eu, pessoalmente, não me dou muito bem com nada cintilante -batom, esmalte, sombra e etc.

DAZZLE

É o lustre com muitas partículas de glitter, bem carnavalesco.


É isso, agora a gente não precisa ficar com cara de interrogação quando ler na embalagem 'cremesheen', 'amplified' ou qualquer um desses nomes complicados. Claro que ninguém precisa decorar todos os acabamentos de batom né? Mas é bom saber pelo menos o que você não gosta para não cair numa cilada. De resto, é só salvar esse post para consultar em momentos de dúvida,

See ya!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!