quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

COMO RECUPERAR O CORPO DEPOIS DA FOLIA

Quarta feira de cinzas, acabou o carnaval -ou não, dependendo de onde você mora. Para quem gosta da folia, a semana que passou foi uma intensa maratona de blocos, desfiles, trio elétrico, festas, praia e bons drinks. Quem aproveitou, aproveitou e quem deixou passar, só ano que vem!


Depois de tanta intensidade é a hora do corpo reagir. Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu uma ressaca pós-carnaval que parecia eterna. Aquela sensação de corpo cansado, dor de cabeça, sede sem fim, pele ressacada e paladar alterado que dura dias a fio. Provavelmente isso é o mais próximo do inferno que podemos chegar. Desesperador! 

Mas como quase tudo na vida tem jeito o Fashion Killer vai te dar dicas de ouro para acelerar o processo de 'quase morte' e retornar a vida sambando nos sintomas da ressaca. Aproveita para salvar esse post no celular para futuras consultas porque eu sei que você vai precisar!

1- TOME UM BOM BANHO

Antes de tentar qualquer reação, tome um banho frio. Não adianta fazer cara feia porque nesse calor você vai fazer um favor ao seu corpo! A água fria, além de te acordar, faz muito bem para a pele e para o cabelo.
Relaxe em baixo do chuveiro e deixe a água levar toda a 'inhaca' e eventuais purpurinas que restaram do carnaval. Só não abuse do tempo porque estamos em época de economia de água.

2- BEBA MUITA ÁGUA

Você sabe de onde vem parte da dor de cabeça durante a ressaca? Do seu corpo roubando água do seu cérebro para tentar se reidratar. Talvez você não tenha notado mas durante o carnaval você suou e urinou numa escala infinitamente maior do que você faria durante uma semana comum. O resultado disso é óbvio: Desidratação.
Portanto, ajude seu cérebro e o seu corpo a voltarem ao funcionamento normal bebendo muita água. Claro que o efeito não é imediato mas ao longo do dia você vai se sentir menos zumbi e mais humano. Água nunca é demais!

3- SE ALIMENTE CORRETAMENTE

Isso não significa simplesmente comer o que tiver de mais gorduroso no universo -sou dessas. Depois de vários dias de alimentação desregrada + álcool em excesso o nosso corpo fica intoxicado e com deficiência em alguns nutrientes essenciais como cisteína, potássio e sódio.
Alimentos ricos em cisteína combatem uma toxina chamada etanal, causadora das náuseas e dores de cabeça. Por isso, inclua nas suas refeições ovos, brócolis, gérmen de trigo e/ou cebola. 
Já o potássio é um dos nutrientes mais eliminados pela urina e a falta dele pode causar alterações nos sistemas nervoso e muscular. Por isso é muito importante que você reponha o potássio ingerindo alimentos como banana, batata doce e/ou abacate. Isso vai ajudar a espantar o cansaço.
Para finalizar, reponha o sódio que também foi eliminado em grande quantidade na urina. Nós sabemos que o sal em excesso faz mal à saúde mas na hora da ressaca você vai precisar ingerir alguma coisa com alto teor de sódio sem maltratar seu estômago. Por isso esqueça o fast-food e a comida congelada e aposte nos isotônicos ou na água de coco.
Tente manter uma alimentação leve e saudável durante, pelo menos, dois ou três dias. Seu fígado e seu estômago agradecem!

4- CUIDE DA SUA PELE E DO SEU CABELO

Depois de muitos dias pulando, se expondo ao sol, ingerindo grandes quantidades de álcool e dormindo pouco a pele e o cabelo gritam por socorro. Quem nunca se olhou no espelho depois do carnaval e tomou um susto? Pele e cabelo altamente ressecados, inchaços pelo corpo e olheiras do tamanho do universo são apenas alguns dos sinais do excesso.
Para recuperar os fios, lave a cabeça com um shampoo anti-resíduos para uma limpeza profunda. Depois, faça uma hidratação do meio para as pontas com sua máscara habitual.
Enquanto a máscara age, cuide da sua pele lavando o rosto com um sabonete a base de enxofre ou faça uma esfoliação. Eu indico um esfoliante caseiro de pó de café + iogurte natural, barato e muito eficiente. A intenção aqui é também limpar profundamente. Aproveite o banho lá da dica nº1 para realizar esse processo.
Após o banho hidrate a pele do rosto e do corpo, preferencialmente com algum hidratante que contenha vitamina C que ajuda na revitalização. Se sua pele estiver queimada de sol, invista em algum creme que contenha pantenol ou aloe vera.

5 - DESCANSE

Seu corpo precisa relaxar e seu cérebro precisa de uma boa noite de sono. Aproveite o dia para fazer absolutamente nada -ou colocar suas séries em dia- enquanto seu organismo volta a normal. Eu sei que ainda tem bloco na rua mas lembre-se que amanhã é dia de labuta! Agora a escolha é sua: Voltar como um zumbi ou voltar como uma diva?


Em tempo: Eu não sou foliã e não gosto muito da agitação carnavalesca. Geralmente um único bloco é o suficiente para eu sentir a vibração e ter certeza que eu prefiro ficar em casa ou viajar para um lugar bem calmo. Mas eu já tive minha época de acompanhar os amigos e sofrer as consequências e por isso atesto que as dicas acima funcionam muito bem! Tão bem que me salvaram de perder o voo para a lua de mel depois do meu cassamento. Coisas da vida.

Quem aí já vai correr para tentar?

See ya!



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!